UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE FRUTOS DO CERRADO EM SÃO FRANCISCO -MG


C

om muito esforço e perseverança de toda uma equipe de trabalho, constituída de pessoas comprometidas com o bem estar de nossa sociedade e em prol do desenvolvimento da nossa agricultura familiar (na geração de trabalho e renda), São Francisco - MG, está prestes a inaugurar uma Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado, para a  produção de polpas de frutas, sorvetes, geleias e doces, dentro dos padrões do MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, visando atender as exigências da vigilância sanitária.

Além dos frutos do cerrado, outros frutos produzidos em pomares e quintais também serão absorvidos nesta produção.  E o mais importante; liberados pelo MAPA (Serviço de Inspeção Federal - SIF). De imediato buscamos a liberação das polpas, e em seguida dos demais produtos.

O idealizador, assistente e orientador do Projeto é o Técnico Agropecuário da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Alberto Vieira - Zé Carretão, com o apoio e assessoria do Dr. Fernando Antônio Madeira, através do Instituto de Geoinformação e Tecnologia de Minas Gerais e a UTRAMIG.  

Jabuticaba

   

Mangaba

 

   

No ano de 2.014, juntamente com Antônio Carlos Batista Gonçalves, da Associação Comunitária Viver e Servir, teve início as ações para a efetivação e implantação do projeto e da constituição da Cooperativa da Agricultura Familiar, Agroextrativistas e Trabalhadores no Processamento dos Frutos do Cerrado - COOPANORTE. Naquela oportunidade, o então Prefeito Municipal, Luis Rocha Neto, contribuiu com o seu apoio e, na sequencia, o atual Prefeito Evanilso Aparecido Carneiro deu continuidade, apoiando o projeto. Devemos apontar, como importante parceiro, o Sr. Élcio Ramos, ex Vice-Prefeito, que viabilizou recursos financeiros via Emendas Parlamentares do Deputado Federal Luis Tibé para as aquisições de maquinários, equipamentos, veiculo e trator agrícola, através da CODEVASF.

Vale ressaltar que o objetivo maior do projeto é contribuir para o desenvolvimento da nossa agricultura familiar. Todas as demais peças e atores são veículos para o alcance deste objetivo.

No caminhamento do processo, a Associação Comunitária Viver e Servir foi eleita, em 2.015, pela assembleia de produtores da agricultura familiar e dos agroextrativistas de frutos do cerrado, para assumir a gestão dos trabalhos e ser responsável pela implantação do projeto, e da administração da industrialização. As obras das reformas e adequações das instalações, indicadas pelo MAPA, estão sendo concluídas pela Viver e Servir, com aplicação de recursos próprios, e se apresenta na fase final de conclusão.             


 

Como dito anteriormente, o projeto prevê a constituição de uma Cooperativa que conduzirá a parte comercial - venda da produção - não somente dos produtos industrializados, mas, de todos os produtos oriundos da agricultura familiar que estejam sob programação e orientação técnica e, ainda, aquisição de insumos, materiais e equipamentos em atendimento aos associados. As providências para tal finalidade foram iniciadas em 2.015 e, atualmente, já se encontra constituída, sob orientação do Sistema OCEMG, com a denominação de Cooperativa dos Agricultores Familiares, Agro Extrativistas e Trabalhadores no Processamento dos Frutos do Cerrado do Norte de Minas Gerais, COOPANORTE, cujo Presidente é o Sr. Antônio Carlos Batista Gonçalves.

Com o objetivo de melhorar o desempenho e a produtividade da exploração/produção, sugere-se o apoio mais efetivo da Administração Municipal à Viver e Servir e à COOPANORTE. Bem vindo, também, seria a participação da EMATER, para que o homem do campo e sua família tenha acesso à assistência técnica que há muito, muito tempo não tem, na amplitude das necessidades. Isso é direito do produtor. Vale a pena fazer valer.                   

O projeto contou, também, com a participação (conveniada) do IGETEC MG - Instituto de Geoinformação e Tecnologia de Minas Gerais, UTRAMIG - Fundação de Educação Para o Trabalho de Minas Gerais, na pessoa do Dr. Fernando Antônio Madeira (já mencionada anteriormente), a UNIMONTES através da FADENOR – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas, e parceria com a CODEVASF.

A equipe de processamento dos frutos está sendo capacitada por profissional em nutrição, abaixo referida, contratada pela Viver e Servir, seguindo todos os requisitos básicos contidos no Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e (POPs) - Procedimentos Operacionais Padronizados, tendo como referência a resolução 216 da ANVISA de 15 de setembro de 2.004 – MANUAL ABERC de práticas de elaboração e serviço, elaborados pela Nutricionista Juliana Elén Sousa Nunes, CRN 15.260, com a finalidade de se obter uma produção de qualidade, em conformidade com os padrões sanitários.

 

COMO IRÁ FUNCIONAR?

Os produtores e os agroextrativistas trarão sua produção. Receberão ‘’X’’ valor/kg das frutas. Com esse dinheiro vão realizar suas compras de consumo familiar do dia a dia. Esses produtos vão ser transformados pela Viver e Servir e comercializados através da Cooperativa – COOPÀNORTE. Haverá um lucro. Esse lucro, denominado de ‘’sobra’’, menos as despesas, será distribuído no final de cada ano aos sócios cooperados, proporcionalmente ao que foi entregue em frutas. O produtor, sócio, ganhará na venda das frutas “in natura” e participará nos lucros. Daí a importância deste projeto. – GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA – com o objetivo da melhoria das condições de vida familiar, elevação da autoestima das pessoas envolvidas no processo e fixação da família rural no campo.

 

 

São Francisco – MG, 05 de abril de 2.019.

 

José Alberto Vieira

Técnico Agropecuário CREA MG 2079.


 

Processo de licitação da iluminação pública hoje na prefeitura municipal de São Francisco-MG.
Estive presente e estiveram presentes alguns vereadores, Sargento Edmilson, Professor Bim, Júnior Marruaz, Ronaldo do Morro, Ronaldinho de Duca, Lêa de Pedra e Adelson Galã.

2 consórcios participaram do credenciamento das empresas no processo de licitação, uma empresa foi impugnada por não entregar os documentos no prazo.
Agora é aguardar o resultado do processo durante a semana.

O Sargento Edmilson deu um show em questão de leis e fiscalização, no momento em que disseram que não podiam prestar esclarecimentos sobre o edital, ele mostrou qual é o papel do VEREADOR e no caso deles, por qual motivo estavam ali... FISCALIZAREM O PROCESSO.
Parabéns aos vereadores presentes.

Giovanni nunes.


PRÉ CONFERÊNCIA DA SAÚDE

Folha SF Noticias : Dom. 07 de abril de 2019 - 15:00hs -


Aconteceu hoje no nosso Município, a Pré Conferência da Saúde no povoado do Anjical, Realizada na Escola Estadual local, com a presença do Vereador Anizio Alves, mais conhecido como Anizio do Anjical, esteve também presente o Chefe de Gabinete Aldir Da Silva Ramos Representando o Prefeito Evanilso Aparecido Carneiro Veim, O Secretario de Saúde Renato, o Secretário de Educação Cleon Alves Venancio , Alex Enfermeiro e vários funcionários da Saúde, alem dos Conselheiro Municipais da Saúde que abriram o evento, Dentre os assuntos relacionados, o Vereador Anisio junto do Povo Local, falou sobre as situações que se encontram as estradas, que junto com o prefeito ainda este ano o problema sera resolvido, referente a Pré Conferência, foi dito que o povoado necessita urgente de um sinal de Celular, que os Funcionários da saúde inclusive os agentes de Saúde devem ser mais valorizados, em especial com uniformes para o trabalho, O Secretário Renato observou que a conferência Geral sera dia 12 de abril na cidade. Mais Informações no site : http://www.folhasf.com.br/sfminas

 


Resposta do Prefeito Veim sobre a Noticia da PF na cidade.


Somos um governo sério e compromissado com o bom uso dos recursos públicos,

nós congratulamos com a vinda da Polícia Federal à nossa cidade, Assim pudemos receber orientação e ajuda a trabalhar de forma correta, coerente e transparente,

por isso Eu PREFEITO EVANILSO APARECIDO CARNEIRO ( VEIM), venho a público agradecer aos AGENTES DA POLÍCIA FEDERAL que estiveram aqui no dia 27 de março ( quarta-feira) no SETOR DE LICITAÇÃO onde foram analisados toda a documentação do TRANSPORTE ESCOLAR,  relativos a gestão anterior e também à sua gestão. Aqui os Policiais analisaram no setor  e não levaram nenhuma documentação  e  nem cópias, assim  é o motivo que o governo do trabalho do prefeito Veim tem muito à agradecer e colocando sempre à disposição do PF, MP e outros órgãos fiscalizadores para que seu governo possa ser um governo das ações legais como se manda as leis da administração pública, é para isso que foi eleito, para cumpri-las de forma correta e honesta sem nenhum desembaraço e ilegalidade.

Evanilso Aparecido Carneiro (Veim) esclarece e tranquiliza o povo que lhe deram esse voto de confiança para administrar São Francisco que nada tem de errado e com fé Em Deus terminará seu governo do trabalho ainda com muitas obras realizadas é só ter paciência e esperar.

SÃO FRANCISCO, 28-03-2019

Evanilso Aparecido Carneiro.


Além de pontos de observação do famoso pôr do sol no Rio São Francisco, tem praias, construções históricas e festas típicas. Vem ver comigo.

_______________________________________________________________________

 BEM VINDO A CIDADE DE SÃO FRANCISCO, MG. CIDADE DAS TORRES RELUZENTES.

Minha Cidade: conheça São Francisco, cidade que leva o nome do rio da integração nacional


A CIDADE DE SÃO FRANCISCO, MG


A cidade conta com ruas largas e planas na região central. A maioria das vias urbanas próximas à região central é pavimentada e permite acesso fácil às regiões mais distantes. A rodovia que liga a cidade de São Francisco ao município de Luislândia possui maior tráfego de veículos. A travessia sobre o rio São Francisco é feita por balsas, que fazem o percurso periodicamente e despertam bastante curiosidade nos visitantes.
  •  

O TURISMO EM SÃO FRANCISCO, MGComo na maioria das pequenas cidades ribeirinhas, o rio São Francisco possui grande importância no turismo local, abrigando diversos bares e clubes em suas margens e proximidades, além de pontos de observação do famoso pôr do sol que pode ser evidenciado durante quase o ano inteiro. Durante alguns meses do ano, geralmente entre junho e outubro, há a formação da praia na margem esquerda do rio, que conta com vários bares e atrai moradores e turistas de toda a região.




MATRIZ DE SÃO JOSÉ EM SÃO FRANCISCO, MGA matriz de São José foi construída em 1890. No seu interior há um altar com a imagem de São José, que é rodeado por luminárias de diversas cores. A igreja tem capacidade para 500 pessoas. Em frente à igreja há um Cruzeiro, que serve de ponto de observação para o pôr do sol. A outra paróquia da cidade é a de Nossa Senhora Aparecida, que promove todo ano, no dia 12 de outubro, a celebração religiosa com maior participação popular da cidade.


 

São Francisco também conta com praças e construções antigas, algumas com quase 150 anos, como a igrejinha de São Félix e a Casa Dos Cassi, construída por mãos escravas. Um famoso cartão postal da cidade é a Igreja Matriz de São José - uma construção diferente das demais igrejas e que tem as torres reluzentes ao pôr do sol. Algumas festas típicas e manifestações folclóricas também contribuem para o aumento do turismo no município
AQUI O CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO, MG
foto - Rômulo Henok


 IGREJA DE SÃO FÉLIX EM SÃO FRANCISCO, MG
Foi fundada há 116 anos, conservando o estilo próprio de sua época,com forma um pouco rústica. A Igreja conta com um altar, portas e janelas de madeira e um coro, também de madeira, situado acima da porta central. Atualmente, é usada apenas para ocasiões especiais (cerimônias de primeira comunhão)

A cidade conta com um enorme espaço aberto para festas na região central, conhecido como "Cimentão"; um Centro Cultural Católico; o Parque de Exposições Zezé Botelho; um estádio de futebol; e duas estações rodoviárias. Há também um grande número de praças espalhadas por toda a cidade. Como forma de contenção da água do Rio nas épocas de cheia, foi criado um aterro às margens do rio em toda a região central, impedindo as inundações na cidade.foto - Rômulo Henok
 
PRAÇA DO CENTENÁRIO EM SÃO FRANCISCO, MG
A praça do Centenário está situada no centro da cidade de São Francisco, abrigando várias lojas, lanchonetes, papelarias e outros pontos comerciais. Conta com muitas árvores e jardins, sendo um importante ponto de lazer para a família e famoso ponto de encontro dos namorados. No natal suas árvores ficam cobertas de luzes, o que dá um charme a mais para a cidade.
 

O POR DO SOL MAIS BONITO DO MUNDO EM SÃO FRANCISCO, MGSão Francisco é conhecida por ter o mais belo pôr do sol do mundo; belezas que não fugiram aos olhos do escritor Guimarães Rosa: "E a formosa cidade de São Francisco, a quem o rio olha com tanto amor". O fenômeno pode ser apreciado todo dia ao anoitecer. 
População estimada 2016 (1) - 56.619
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.308,100Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 16,27Código do Município 3161106Gentílico - são-franciscanoPrefeito 2017 / EVANILSO APARECIDO CARNEIRO
ORIGEM DO NOMEO nome da cidade eh uma homenagem ao rio da integração nacional, o Rio São Francisco 
HISTÓRICOSegundo fontes históricas, sabe-se que nas últimas décadas do século XVII surgiram quadrilhas de assaltantes nas estradas e, principalmente, no rio São Francisco. “Para combatê-las, as autoridades designaram bandeirantes como Matias e Januário Cardoso, Domingos do Prado Oliveira e outros.Para fugir à repressão, muitas quadrilhas se refugiavam nas aldeias indígenas. Isto serviu de pretexto para expedições genocidas conta os índios, como a que Januário Cardoso e a do Português Manoel Pires Maciel Parente comandaram na destruição da maior aldeia indígena daquela região, a de Itapiraçaba, dos caiapós.
 
Foi o caso também de Domingos do Prado Oliveira, que destroçou com sua gente a grande aldeia dos guaíbas, na ilha fronteira a São Romão, num pavoroso genocídio ainda na primeira metade do século XVIII. Esse bandeirante tinha como base o povoado de Pedras de Cima; depois, denominado Pedra dos Angicos que se desenvolveu tão rapidamente, passando a sediar a comarca, transferida de São Romão desde 1873. A 05 de novembro de 1877, Pedras dos Angicos transforma-se em São Francisco”.
 
Por volta de 1887, São Francisco era formada basicamente de pescadores e suas famílias que sobreviviam da pesca e do comércio deste produto que era revendido por tropeiros às cidades, vilas e arraiais. As pequenas casas que existiam seguiam o estilo da cultura indígena; construídas de barro e com telhados de capim e palhas.ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO FRANCISCO, MINAS GERAIS